“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

24 outubro, 2010

Le Grand Larousse Gastronomique

Finalmente comprei o Larousse Gastronomique. O único livro que a chef Dadette, minha professora de cozinha em BH, me disse que se eu não tivesse que comprasse em Paris. Realmente é o livro dos livros, referência mundial da gastronomia. Tenho certeza que agora posso jogar vários livros que tenho em casa na lixeira. 

A primeira edição foi em 1938. Essa é a sexta e a mais recente, de 2007. No total são pouco mais de dez anos entre uma edição e outra. São mais de 4000 artigos, 1700 fotos e 2500 receitas. É na verdade o dicionário de gastronomia mais completo hoje. No total são 992 páginas. Parece-me que foi feita a tradução em inglês pelo que vi na internet.

Definitivamente: um livro para toda a vida!

2 comentários:

  1. emiliolazzaroni@hotmail.com8 de dezembro de 2011 às 16:46

    Comprou e sem duvida tera um bom proveito, especialmente não esquecendo que a primeira edição
    foi realizada com a colaboração de Prosper Montagne que já em 1929 tinha editado, juntamente com Prosper Salle,"Le grand livre de la cuisine"
    (1929) de 1.479 paginase que eu desisti de comprar
    por causa do preço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bárbara por me fazer conhecer algo mais sobre gastronomia e sobre Amyr Klink, são pessoas como vocês que ajudam a construir coisas melhores.

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir