“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

08 maio, 2012

Restaurante Corse L'Alivi - Paris

Este fim de semana foi marcado pela presença do meu irmão e de um amigo que vieram conhecer Paris. Como sempre faço com todos que vêm aqui, dei uma de guia turistico! Passeando pelo Marais, o bairro "cor de rosa" francês, que adoro, encontramos esse pequeno restaurante da Corsega, o L'Alivi. A comida estava deliciosa! Pelo que li na parte da midia no site deles, esse esta entre os 3 melhores restaurantes corsegas de Paris.
Para quem não sabe, a Corsega é uma ilha de região administrativa da França. Sua capital é Ajaccio, berço de Napoleão. Sua gastronomia é uma mistura da cozinha mediterrânea e das cozinhas francesa e italiana.

Sala do L'Alivi 

Mapa de acesso
Abrimos o cardapio e fomos direto na parte dos vinhos. Como nesse restaurante as garrafas estavam com um preço um pouco salgado, decidimos pedir a carafe que é o vinho da casa e que contem 500ml. No final acabamos consumindo duas carafe! Haja vinho!!! 
No site esta a carta de vinhos e pratos com os preços!
Nos preferimos pedir pratos à la carte do que o menu proposto. Meu irmão pediu um caneloni de brocciu e salada roquette. Brocciu é o queijo nacional da Corsega, feito de ovelha e/ou cabra. Bem similar à ricota italiana. Estava delicioso, com massa fresca!

Canelloni au brocciu e salade roquette 
 O Capim, amigo dele, pediu um estufado de vitela e linguine.
Stufatu de veau e linguine fraîches
Eu pedi um leitão laqueado ao mel e polenta com prisuttu. Prisuttu é um presunto cru e seco da Corsega. Simplesmente divino!!!
Tenho a leve suspeita de que a polenta era feita com farinha de castanha. Ja experimentei outras polentas antes, italianas! Esta era um pouco diferente. Deliciosa!
Cochon de lait laqué au miel e polenta au prisuttu
Eu ia pedir um tiramissu de sobremesa. Sou louca com tiramissu! Mas a garçonete que nos serviu o tempo inteiro daquele "jeito francês", quem ja veio aqui sabe como é, fez uma cara tão boa quando perguntei o que era o suave de Cedrat que mudei de pedido. Se arrependimento matasse. Era um bolinho, mas não estava la essas coisas. Achei super bobo!
Cédrat é um citrico, parente do limão. Pouco suco, muito utilizado em confeitaria. A cedratine é o licor tipico da Corsega.

O Capim pediu um café gourmand: cafezinho com dois açucares, canistrelli (biscoitinho de castanha), mousse de chocolate, creme de mascarpone e fromage blanc com coulis de framboesa. 

Café gourmand
Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário