“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

19 maio, 2012

Viagem à Istambul

Santa Sofia - Istambul
Ano passado fui convidada por Zeynel, meu colega do curso da Ferrandi, para passar o Natal na casa dele em Istambul. Claro que nem pensei duas vezes, comprei minha passagem e fiz minha malinha.

Logo no aeroporto descobri que os turcos são piores que os brasileiros com questão de horario. Tinhamos combinado dele estar me esperando assim que eu chegasse. Rodei, rodei, ninguem falava nem ingles direito, liguei para o celuar dele e nada, ultima alternativa: me conectei na internet e enviei um email para ele. Eu sabia que o casal de amigos meus iam chegar num vôo em duas horas. Decidi esperar. Não estava desesperada porque ja sou um pouco rodada e tendo dinheiro, que é a lingua mundial, sei me virar. De repente, 1 hora e meia depois do combinado, ele aparece. Perdeu a hora numa festinha com os amigos e o celular estava sem bateria. Eu, me estressar com um probleminha desses? 10 minutos depois ja tinha esquecido tudo isso e ja estava aproveitando. Istambul é maravilhosa!

Cisterna
Eu no mercado

Conjuntos de cha turco

Ponte do Bosforo, que liga os lados europeu e asiatico
Vista da casa do meu amigo

Imaginem uma viagem à turquia feita por cozinheiros tendo como guia um cozinheiro turco. Podia dar em que? Comilança!

Café da manhã na casa de um turco
Foi pena não termos tido tempo de ir numa pessoa que leia borra de café. Para ler a borra é necessario que a pessoa tome o café, pois ela vai influenciar os desenhos pelo contato da boca e da respiração.
E apesar de eu não tomar café, decidi experimentar o que meu amigo fez. Tipico! E apesar dele não saber ler a borra, disse que viu na minha xicara um olho. Disse que era mau olhado. Eu que ja sou cismada com essas coisas comprei um amuleto contra mau olhado, minha quase unica compra que fiz para mim mesma. Mas hoje pesquisando na internet li que o olho quer dizer proteção espiritual, que estão me observando. Estou tranquilissima agora! rsrs

Café turco
Amuleto contra mau olhado
Quando disse quase unica compra... tive que comprar um calçado. Como chovia sem parar descobri que minha bota estava rasgada por baixo, pode? Mas tudo bem, ja estava ha um tempo querendo uma. Aqui em Paris é moda!

Minha primeira galocha
Não bastasse a chuva, nevou! Conseguem ver os floquinhos de neve no meu chapéu?


Ah, os banheiros turcos. A maioria dos locais que frequentamos era turisticos, então tudo normal. Quando vi este, feminino, quase fiz xixi nas calças de tanto rir. Se eu estivesse de vestido... mas estava de calça jeans. Impossivel!

Toilete feminino turco
Depois do meu amigo muito insistir com a gente para irmos tomar um banho turco...

Eu depois do banho
Experiência indescritivel! Era um dos locais de banho mais antigo de Istambul, que so os turcos frequentam. O horario das mulheres é na parte da manhã, mas depois do meu amigo muito insistir, nos deixaram entrar no horario dos homens, o que foi bastante constrangedor. Como viram eu me cobri até o topo com toalha. Homens fortes, gordos e barrigudos nos deram banho, me senti um carro dentro daquelas maquinas de lavagem, nunca tive tanta espuma no meu corpo de uma so vez. Uma delicia!

Demos uma sorte grande, pois naquela mesma noite aconteceu na sala de espera uma despedida de solteiro, para a qual fomos convidados. Era comida que não acabava mais! De mulher so estavamos eu e a noiva do meu outro amigo. O resto... homens em toalhas. Por falar em toalhas, repararam nas toalhas das mesas? Jornais!

Despedida de solteiro
Frango, um dos pratos principais
Nunca comi um frango tão gostoso na minha vida! Os talheres? As mãos ou alguns garfinhos e facas de plastico.

Primeiro o noivo recebeu seus convidados que tomaram banho e começaram a comer. Mais tarde, começaram a dar comida na boca dele e depois deram banho nele. Repararam na idade do noivo abaixo? 

Quando fomos embora, do lado de fora so tinha carrão, como land rover e outros que nem conhecia. Eram todos de classe alta turca!

Noivo ganhando comida na boca de um amigo
Não podiamos deixar de ir no mercado das especiarias. Fiquei perdida la dentro e, mineira desconfiada negociando preço com turco. Imaginem!

Especiarias
Eu ainda acho que me passaram para tras! rsrs
E mais cha. Acho que tomava mais de 10 xicaras de cha por dia enquanto estava la. Uma loucura! O cha é a bebida mais consumida na Turquia.

Chazinho descontraido na loja das especiarias
Bebemos muito também é o ayran, uma mistura de yogurte, agua e sal, durante as refeições. Dizendo assim parece esquisito, mas quando se trata da culinaria turca, com seus pratos cheios de especiarias e muitas vezes apimentados, fica perfeito!

Ayran
Outra bebida turca é o Sahlep, mistura de especiarias e leite com toque de canela por cima. Bebida cremosa quente de inverno da época do império otomano.

Sahlep
O doce tipico turco é o baklava. Simplesmente delicioso! Feito com nozes, massa filo e mel, podendo haver algumas variações que incluem, avelãs e pistache. Sobremesa que data do antigo império otomano. 

Baklava
Algumas das coisas que comemos e que não tenho nem idéia do nome.

Primeiro restaurante na Turquia





Uma das comidas de rua. Eram sempre feias e sempre muito gostosas.
Comi desde restaurantes super limpinhos aos mais pé de chinelo depois da night. Também em barraquinhas nas ruas. Me disseram para comer apenas em restaurantes, por causa disso e daquilo outro. Queria dizer que não tive nenhum problema intestinal. Nunca comi tão bem numa cidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário