“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

08 agosto, 2012

Para quem pensa em estudar na Ferrandi

Pessoal,
devido a quantidade de pessoas me enviando e-mails com duvidas sobre estudar na Ferrandi, resolvi publicar as perguntas que recebi até agora com respostas. Estão um pouco sem ordem pela falta de tempo. Assim respondo rapidinho!

1- Como voce fez com o processo de admissão? (Pois no Brasil todas as Agencias so conhecem a Le Cordon Bleu).
Eu ja estava aqui quando me candidatei. Mas pode ser feito por telefone. Alias, acho que todo mundo começa por e-mail e depois telefone. Trata-se do curriculo, carta de motivação e entrevista em inglês.


2- Voce alugava apartamento sozinha? 

Depois de se comprometer com a escola, deve-se procurar a coordenção pedindo ajuda para encontrar um estudio. Eles darão uma lista de contatos. Como estudante da escola esses contatos não pedem fiador. Assim você podera assinar um contrato ou não! Eu sugiro assinar, pois assim você podera pedir ajuda da CAF, auxilio moradia do governo para estudantes. Meu estudio tem 10 metros quadrados (tudo aqui é minusculo!), pago 470 euros por mês e tenho 180 euros de ajuda da CAF. A ajuda varia de acordo com o valor do aluguel. Tive colegas que pagavam 1500 euros de aluguel e nem sabiam da CAF. Imagina! Vai do seu bolso! Mas geralmente reserve um minimo de 500 euros para aluguel.  


3- O custo de vida em Paris é muito caro? Voce calcula quanto por mes para o basico.

Eu calculo 1000 euros. Não esbanjo! Agora, separe uma grana para viagens, comer em um ou outro restaurante caro, comprar livros de cozinha (vocês ficarão loucos!). Aqui em Paris costumamos ter um lazer barato que no Brasil não temos, como passear no Sena, fazer piquinique em parques, 3 a 5 euros um dia na piscina publica, etc. 


4- Quantas horas por dia e quantos dia por semana que se tem curso?

O curso varia. De segunda a sexta. Tem dias que são de manhã, outros a tarde, as vezes quarta a noite. Não, não da para trabalhar durante o curso. A não ser fazer extra durante o fim de semana. Não aconselho, pois os estagios são pesados. Então aproveite Paris enquanto é possivel!


5- Como que funcionavam as provas?

So têm duas provas no final do curso. Ninguem toma "pau"!


6- Voce realmente acha que valeu a pena fazer esse curso, em relação a abertura de portas profissionais?

CLARO!!! Ainda mais depois de concluido o estagio!

7- Preciso de falar francês para me candidatar?
Não aconselho a pagar caro e não falar francês. Você vai perder muita coisa, inclusive oportunidades melhores de estagio. Dê um jeitinho e ja comece a fazer aulas ai antes de vir. Na Ferrandi tem-se aula de francês na grade mas nao serve de muita coisa nao. Ja é muita ralação so a cozinha em si e adaptação aqui, imagina ainda aprender uma outra lingua.

8- Come é feita a escolha do estagio?
Os estagios são escolhidos em conversa entre professor e aluno. São sempre excelentes! As aulas sao em inglês, mas no estagio fala-se francês. Minimo de 3 meses para receber o diplôma na escola. A maioria assina para 6 e desiste depois de 3 meses. Aconselho assinar para 3 e renovar. Aconselhei varios colegas que não me escutaram: peça na entrevista com o professor um estagio que tenha apenas oito horas de trabalho. Geralmente so alguns hoteis! Eu fiz no Crillon. Excelente! A maioria você trabalha de 10 a 12 horas. Chega no final do dia você ja não raciocina mais. Alem disso, hoteis seguem leis extrictas. Você continuara tendo sabado e domingo como fim de semana, tendo meia hora para comer e, importantissimo, eles lavam e passam seu uniforme. Você ainda continuara aproveitando Paris e tendo uma vida normal!

9- O estagio é remunerado?
Sim! São 400 euros de salario e, ainda se você leva o comprovante de pagamento do seu passe Navigo (metrô), eles te reembolsam a metade. Para quem mora em Paris, que é zona 1, hoje esta 62 euros. Eles pagam 31. Ja é uma ajuda!

10- Como é o mercado de trabalho?
Quanto ao mercado de trabalho, esteja preparado para trabalhar sem olhar para o relogio, horas inimaginaveis, ganhar uma merreca ou as vezes nem ganhar dinheiro e so experiência. E então se for super talentoso, ser chefe em algum hotel grande, ou então abrir seu proprio negocio.

11- Confeitaria na Lenotre ou Ferrandi?
A Ferrandi é a melhor escola de cozinha de Paris. O curso de patisserie é bastante reconhecido apesar de eu ter escutado algumas reclamações de alunos quanto ao material didatico, pois sao folhas soltas, nao ha livro. Se eu fosse fazer patisserie e tivesse o dinheiro para, iria fazer na Lenotre (10.000 euros mais cara). Mas isso é minha opinão. Você estara muito bem servido com a Ferrandi tambem!

Conselho!
Antes de investir alto, peça um estagio em algum lugar que você adora comer. A escola não da ideia de como é o dia a dia. Cozinhar é muito facil, dificil é trabalhar 10, 12 horas em pé, lidar com o pessoal de restaurante e com a pressão. Não parece mas a confeitaria é o setor mais estressante! 
Mais duvidas estou às ordens!

6 comentários:

  1. ola, eu estou em duvida entre Ferrandi e Le Cordon Bleu, quero fazer o curso ( se for na lcb) de Grand Diplome, meu objetivo é ser chef ... qual vc prefere Ferrandi ou Le cordon bleu e quanto custa o curso na ferrandi ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola Karolina,
    o curso da Ferrandi hoje custa 19.000,00 euros. Na minha opinião o da Ferrandi é melhor que LCB, não é a toa que estudei la.
    Acabei de montar uma pagina no facebook, dê uma olhada!
    https://www.facebook.com/barbaracamposchef?ref=hl
    Qualquer duvida entre em contato!

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbara,
    Após o termino do curso e estágio, como mudou o mercado de trabalho pra você? Tanto na Europa como na volta para o Brasil? Todo esses processo viabiliza você se manter na Europa trabalhando na área?
    Obrigado,
    Guto

    ResponderExcluir
  4. Ola Guto, cada um é cada um e trilha seu caminho. Alguns vão estudar na Exterior e nunca mais saem de la, outros voltam para o Brasil. Eu acho que voltar para o Brasil sendo empregado de alguem não rola, a nao ser que seja provisorio, porque financeiramente não compensa além da insatisfação profissional. Se for para ser empregado você não precisa fazer esse investimento. Eu acho que se voltar é para abrir o seu proprio negocio. Isso leva tempo. Eu voltei tem um ano e ainda não abri o meu. Pode ser que daqui a 3 meses isso aconteça, mas é um processo lento. Conheço um cara que levou 2 anos.
    Não sei se você ja trabalha na area. Se sim, aconselho a ir, porque é outro mundo. é sensacional, completamente diferente das cozinhas aqui no Brasil, materia prima diferente, que você nunca viu nem provou, a tecnologia dos equipamentos...
    se ainda trabalha em cozinha, pense bastante porque o investimento é alto, vc tem que ter certeza antes. é muita ralação! são 10 horas de trabalho. qualquer um da conta, o corpo se acostuma com tudo. mas por tras de todo sonho tem o sacrificio. tera que abrir mao de vida social. seu sabado e domingo vão e resumir numa segunda feira.
    espero ter tirado suas duvidas

    ResponderExcluir
  5. Olá Barbara, estou aplicando para ir para a Ferrandi no próximo intake! obrigado por esclarecer varias duvidas que eu tinha! Estou super animado!

    ResponderExcluir