“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

06 julho, 2012

Gaspacho

Minha horta em Paris

O verão chegou aqui em Paris. Apesar da chuva, muitas flores para alegrar a minha casa!

Lar doce lar!
Nesse clima de verão e com passagens compradas para uma temporada no sul da Espanha fiquei inspirada!

O gaspacho é uma sopa de legumes crus processados, servida fria. Originaria da Andalucia, ela é super popular em toda a Espanha e no sul de Portugal, e as receitas variam de um lugar para o outro. Aqui em Paris, os franceses adoram. Ela é ideal para servir como entrada num jantar no verão. Super refrescante e nutritiva! Super facil! Entretanto, tem de ser iniciada um dia antes do evento.

Essa é a receita que eu fazia no banquete do Crillon, em Paris.

Marinada de gaspacho
Gaspacho

Ingredientes:

10 tomates médios
2 dentes de alho
2 cebolas roxa
1 pimentão vermelho
1 talo de salsão
1/2 pepino sem pele
1/2 ramo de manjericão
2 fatias quadradas de pão de forma
1 esguichada de ketchup
1/2 a 1 copo de azeite de oliva
1 ou duas esguichadas de vinagre de jerez
agua o quanto baste
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente fundo coloque: as cebolas descascadas e cortadas em juliene de forma grosseira, os dentes de alho sem o germe interno, os tomates cortados em 4, o pimentão sem semente e sem a parte branca cortado em juliene grosseira, o talo de salsão picado grosseiramente, o pepino sem pele idem, somente as folhas do manjericão, as fatias de pão de forma sem a casca, o azeite, o vinagre, o sal e pimenta do reino. Marinar no minimo 24 horas na geladeira. Processar e passar pelo chinois. Acertar o sal e pimenta e observar a consistência. Ajuste com agua de acordo com o seu gosto, mais rala ou mais espessa. Servir gelada.

Gaspacho em verrines para um cocktail no Crillon

Nenhum comentário:

Postar um comentário