“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

09 novembro, 2012

Cozinhando para Alain Ducasse

06-nov. Trabalhando na La Compagnie de Bretagne (uma creperia, alias a mais chique de Paris!)

- Bonjour Barbara
- Bonjour Chef

Agora vou traduzir para o português:

- Por favor, hoje no final do expediente faça uma boa faxina na cozinha porque o Alain vem almoçar aqui amanhã.
- Alain?
- Sim, Alain Ducasse!
- rsrsrsrs para com essa brincadeira
- Não estou brincando. Ah, e não é para fazer uma limpeza profunda, ela é bem superficial, alias super superficial: as paredes, as portas, tudo o que estiver ao alcance dos olhos de uma pessoa que passara rapidamente. Não é um controle de higiene!

Fiquei estatica! Alias, fecharam o restaurante essa tarde para limpeza geral.

- O que foi? Ele é seu idolo?
- Não é isso. Estou escalada para trabalhar amanhã de manhã. Ele vai comer uma crêpe preparada por mim?
- rsrsrs Vai. Tem algum problema nisso?
- Não... ... ...

Mas quem é Alain Ducasse?    Um icone da gastronomia! Um fenômeno!

O primeiro chef de cozinha a conquistar 3 estrelas no guia Michelin em 3 cidades diferentes, empreendedor dono de 30 restaurantes e uma escola de gastronomia, autor de inumeros livros de cozinha...


Realmente, diferente do que acontecia nos outros restaurantes, que quando chegava alguém importante o chef me dava um chega para la. Dessa vez fui eu mesma quem preparei: crêpe de maçã à moda tatin acompanhada com creme de leite fresco batido com baunilha. Essa é a releitura, versão crepe, da "tarte tatin" pelo chef Olivier Auffray. 

Crepe de maçã à moda Tatin, preparada por mim e servida ao Senhor Ducasse

Vou explicar melhor. Aqui na França existe uma torta famoserrima: Tarte Tatin. Feita basicamente de caramelo, maçãs e massa folhada. Até ai tudo certo. Normalmente quando vamos fazer uma torta colocamos a massa embaixo e o recheio dentro. Na tarte tatin, não! Primeiro o caramelo, como se fosse um pudim de leite condensado, depois ajeitamos as maçãs na fôrma e, por ultimo, cobrimos tudo com a massa. é uma torta invertida! Mas na hora de desenformar ela fica do jeito tradicional, massa em baixo e maçãs por cima.

Tarte Tatin

Na França não ha essa variedade de frutas que temos no Brasil. Então, as poucas frutas que eles têm em abundância, que são a maçã e a pêra, são utilizadas das mais variadas formas e técnicas. A tarte tatin é um classico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário