“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

18 maio, 2011

1 dia e meio em Florença

Segundo a mamãe, a viagem de Roma a Florença teria duração de 1 hora e 35 minutos de viagem. Não sabemos porque durou umas 4 horas. Descemos na estação ferroviária com muito frio e choviscando. Não lembrava nada a Roma. O hotel que ficava a "100 metros" da rodoviária fizemos em 30 minutos caminhando. Não bastasse isso, a recepção do hotel ficava no segundo andar. Papai e mamãe ahcaram que era pertinho e resolveram subir de escada ao inves de pegar o elevador. Resultado: subiram 97 degraus.

Aviso na porta do elevador, que eles só leram a primeira parte.
Já eram quatro da tarde quando fomos almoçar. Eu resolvi pedir um risotto a la fiorentina. Que arrependimento! Sair do Brasil para comer arroz com carne moída. Juro! Não acreditei quando veio. Que decepção! Até o arroz era igual o nosso.

Risotto a la Fiorentine
No dia seguinte, comi uma foccacia com presunto de parma cru, mozzarela de bufula e pesto. Maravilhoso!
Caminhamos o dia todo pela cidade, que por sinal, é encantadora. Eu compreu um camafeu para mim. Lindo! As jóias daqui são cada uma mais linda que a outra. Nunca vi tanta loja e fábrica de couro, nem no sul nem na Argentina. É couro para tudo em quanto é lado. Ah, e muiiiiito brasileiro. O engraçado é que eles têm negócios ali. Devem estar regularizados. Impressionante!
Nossa, na França banheiro público é de graça. Na Itália são carissimos. Não existe banheiro público, nem se você for tomar cafezinho no boteco da esquina. Só pagando para entrar no museu, 5 euros. Mas valeu!
Como diz o papai: "foi uma mijada com um resultado cultural excelente"!

Sorveteria em Florença

Fomos jantar na Trattoria Al Trebbio. Super recomendada. Estava uma delícia. Tomamos um vinho, que já nem me lembro mais de qual. Temos tomado vinho direto. É mais barato que refrigerante e água. E quem conhece minha família por parte de pai, sabe que alguns vinhos costumam "pegar" a cabeça. Até hoje nenhum "pegou" o papai. Ele está nadando de braçada!

Ravioli gratinati alla gorgonzola

Spaghetti alle vongole

Eu e a mamãe pedimos um cantucci com vinho santo, sobremesa típica Toscana. Cantucci é um biscoito de amêndoas bem seco. Fica perfeito quando molhado nesse vinho de sobremesa.

Cantucci con el vin santo
Desistimos de ir a Pisa por motivos de horários dos trens e fomos rumo à Comacchio, cidades dos meus antepassados.