Salut!
Bom... o primeiro passo para estudar seja lá o que for em qualquer lugar do mundo é aprender a língua. Mesmo que seu curso tenha tradução simultânea para o inglês como é o caso de vários cursos de gastronomia em Paris. Pelo menos o básico para você se virar na rua você tem que saber. Sem contar que sabendo o francês você irá se adaptar muito mais fácil à nova realidade. Quem já morou fora sabe do que eu estou falando. Tudo parece igual ao Brasil, mas na hora do "vamos ver" existem várias diferenças.
Bom, no meu caso fiz um intensivão durante 2 meses de aula particular de francês no Brasil. Fiz uma prova aqui e obtive o nível intermediário, B1, na classificação do sistema europeu. Me viro bem para resolver tudo na rua mas mesmo assim estou sentindo necessidade de fazer algumas aulinhas de francês.
Como meu objetivo principal não é aprender o francês, mas estudar gastronomia, comecei a olhar um curso barato de francês!
Me falaram que aqui em Paris em algumas igrejas ficam algumas pessoas em horários pré-estabelicidos fazendo conversação com estrangeiros. Também pesquisei o curso de francês na
Sorbonne que todo mundo fala que é o melhor custo benefício. Para mim ficou inviável, pois o curso tem a duração de 4 meses, de fevereiro a maio, e quando cheguei em Paris, início de março, as aulas já tinham começado. Fiquei sabendo também do curso na mairie de Paris, que é de graça eu acho, mas me falaram que as inscrições são em setembro.
Resultado: descobri aqui em Paris a
Campus Langues. Provavelmente não é das melhores escolas, mas o custo é muito bom. Estou pagando 185 euros para 2 horas de aula por dia, de segunda a sexta, durante 1 mês.
Claro, existem várias outras escolas de francês em Paris, de todos os preços. O meu objetivo era encontrar alguma coisa barata. Se o seu for custo benefício sugiro a Sorbonne, mas aí seria bom se programar por causa das datas.
À bientôt!
Observação: Uma leitora me informou da France Langue, outra escola de francês em Paris e, pelo que pude ver no site, consegue ser mais barata que a Campus Langues. Quanto a qualidade não sei dizer, talves em julho quando ela vier para Paris e começar o curso poderá dar uma opinião.