“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

24 março, 2010

Aprender Francês em Paris

Salut!
Bom... o primeiro passo para estudar seja lá o que for em qualquer lugar do mundo é aprender a língua. Mesmo que seu curso tenha tradução simultânea para o inglês como é o caso de vários cursos de gastronomia em Paris. Pelo menos o básico para você se virar na rua você tem que saber. Sem contar que sabendo o francês você irá se adaptar muito mais fácil à nova realidade. Quem já morou fora sabe do que eu estou falando. Tudo parece igual ao Brasil, mas na hora do "vamos ver" existem várias diferenças.
Bom, no meu caso fiz um intensivão durante 2 meses de aula particular de francês no Brasil. Fiz uma prova aqui e obtive o nível intermediário, B1, na classificação do sistema europeu. Me viro bem para resolver tudo na rua mas mesmo assim estou sentindo necessidade de fazer algumas aulinhas de francês.
Como meu objetivo principal não é aprender o francês, mas estudar gastronomia, comecei a olhar um curso barato de francês!
Me falaram que aqui em Paris em algumas igrejas ficam algumas pessoas em horários pré-estabelicidos fazendo conversação com estrangeiros. Também pesquisei o curso de francês na Sorbonne que todo mundo fala que é o melhor custo benefício. Para mim ficou inviável, pois o curso tem a duração de 4 meses, de fevereiro a maio, e quando cheguei em Paris, início de março, as aulas já tinham começado. Fiquei sabendo também do curso na mairie de Paris, que é de graça eu acho, mas me falaram que as inscrições são em setembro.
Resultado: descobri aqui em Paris a Campus Langues. Provavelmente não é das melhores escolas, mas o custo é muito bom. Estou pagando 185 euros para 2 horas de aula por dia, de segunda a sexta, durante 1 mês.
Claro, existem várias outras escolas de francês em Paris, de todos os preços. O meu objetivo era encontrar alguma coisa barata. Se o seu for custo benefício sugiro a Sorbonne, mas aí seria bom se programar por causa das datas.
À bientôt!
Observação: Uma leitora me informou da France Langue, outra escola de francês em Paris e, pelo que pude ver no site, consegue ser mais barata que a Campus Langues. Quanto a qualidade não sei dizer, talves em julho quando ela vier para Paris e começar o curso poderá dar uma opinião.

4 comentários:

  1. ola, voce saberia me dizer se esse campus langues esta na lista de escolas que me permitem tirar visto aqui no Brasil para estudar em Paris? Obrigada Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO ESTA NAO. SO AS QUE TEM O SELO FLE. TIVE QUE ME INSCREVER NA ALLIANCE PARA TIRAR O VISTO. A LISTA DAS ESCOLAS COM SELO FLE ESTA AQUI http://www.fle.fr/index-page-grand_repertoire.html

      Excluir
    2. OUTRA COISA. TESTEI A CAMPUS FRANCE E A SORBONNE, E EH COMO COMPARAR AGUA E VINHO. CERTAMENTE A SORBONNE EH O VINHO. NAO RECOMENDO A CAMPUS LANGUE NEM PARA MEU MAIOR INIMIGO. EH O BARATO QUE SAI CARO, POIS TEMPO EH DINHEIRO.

      Excluir
  2. Olá Lia, eu não tenho certeza porque não foi o meu caso. Mas para mim ela está nessa lista sim!

    ResponderExcluir