“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

31 março, 2010

Xarope de bordo - Le temps des sucres

Março termina e chega a primavera no hemisfério norte. O tempo começa a esquentar um pouco em Paris, hoje fez em torno dos 10ºC, e em outros lugares como Quebec, por exemplo, que tem um inverno de congelar começa a ficar acima dos 0ºC durante o dia. Temperatura suficiente para marcar no Quebec o início da época de colheita da seiva de Acer (árvore da folhinha da bandeira do Canadá), responsável pelo xarope de bordo, como é mais conhecido, ou xarope de Acer (sirup d’érable – francês e maple syrup – inglês). O xarope de bordo 100% puro, xarope de sabor inigualável e extremamente aromático, é usado para preparar sobremesas além de ser o ingrediente base para a transformação dos outros produtos Acer, como a manteiga, a geléia, o açúcar e caramelo. São necessários 40 litros de seiva para fazer apenas um litro do xarope.

Geléia
Feita de uma mistura entre uma jovem seiva de Acer e xarope de bordo de sabor picante. Ágar-ágar, extrato natural de algas, é usado como agente gelificante. Particularmente popular no café da manhã, geléia de bordo surpreende numa entrada com foie gras ou como acompanhamento de carnes.
Açúcar
Obtido através de uma lenta cocção do xarope até a obtenção de uma textura sólida. Ele é em seguida triturado e peneirado segundo a granularidade desejada. Utilizado para adoçar iogurtes, crepes, café ou ainda na preparação e decoração de sobremesas diversas. É ótimo para realçar o sabor de molhos e é particularmente apreciado para dourar carnes.
Manteiga
Deve esse nome à sua textura característica, é obtida a partir da simples ebulição do xarope de bordo e em seguida batida à frio. Ela se revela uma delícia com pães e croissants. Um grande clássico! É interessante também com crepes doces.
Eu comprei a manteiga de bordo numa dessas feirinhas de rua aqui em Paris e passei nas gaufres fines pur beurre (biscoito doce crocante). Depois devo experimentar também com croissant. Essa manteiga é super fina, saborosa e aromática. Uma delícia!

A folha de Acer é o símbolo mais importante do Canadá, sendo introduzida à bandeira nacional em 1965. Quebec é o maior produtor do xarope no mundo. Nessa época do ano são feitas degustações em casas especializadas (Cabane à sucre). Também é costume fazer pirulitos de bordo: joga-se o xarope na neve e enrola num palito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário