“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

24 março, 2010

Estudar Gastronomia em Paris

Vou começar a postar no blog informações para quem quer estudar gastronomia em Paris.
Como todos que já estão ou pretendem ingressar na gastronomia devem saber, é uma área onde as escolas são extremamente caras e muitas vezes o retorno financeiro quando nos formamos não paga o investimento feito. Realmente temos que amar muito a profissão!
Descobri coisas em Paris que acredito que a maioria das pessoas desconhecem. Quero, aqui, compartilhar as informações que descobri e venho descobrindo!
Para começar quero contar que descobri que Le Cordon Bleu é uma escola cara, voltada para extrangeiros, que os franceses mesmo não frequentam, e que em alguns restaurantes (os bons!) chega a ser até mal visto. Depois que eu fiquei sabendo disso, eu não aguento mais as pessoas me perguntando, quando eu digo que vou estudar gastronomia em Paris: "ah, na Le Cordon Bleu?".
Digo que refleti muito antes de escolher a escola que vou estudar aqui (da qual estou hoje participando do processo de seleção). Por um lado, se fizesse Le Cordon Bleu quando voltasse para o Brasil todo mundo reconheceria o curso. Já a escola que escolhi aqui, ninguém no Brasil conhece, provavelmente somando-se a ele vários outros países. Mas depois de ponderar tudo, pensei que o melhor seria optar pela educação que julgo ser melhor para o meu aprendizado.

18 comentários:

  1. COmo EU Posso ESTUdar gastronomia em muriae-mg
    tenhu apenas 15 anos amis sei bastante coisa

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, mas não sei nada a respeito de Muriaé.

    ResponderExcluir
  3. Olá Barbara,
    Sou recem formado em gastronomia e lendo o texto acima gostaria de saber se vc conhece alguma escola na França que tivesse a formação de chef de cozinha no nivel universitario. Pretendo fazer uma extensão ou pós graduação. O que sugere?
    Grato,
    Osmar Augusto Lago

    ResponderExcluir
  4. Gente vamos fazer uma comunidade, sou formanda em Gestão de Telecomunicação, mas decidi mudar de vida e partir para Gastronomia, desejo fazer em Barcelona, pois sou apaixonada pela comida Mediterranea adoro muito aprender e cozinhar e ver historias e tudo mais e estou procurando todos os sites e tudo a respeito de como estudar Gastronomia nas faculdades de Hotelária de Barcelona, gostaria que se tivesse alguem que já fez este caminho ou conhecesse alguem que o fez, pudesse compartilhar comigo experiencias, vou montar um blog a respeito com dicas do que já consegui tudo explicadinho quem sabe né.
    BARBARA LINDO DE SE VER SEU BLOG, parabens companheira, daqui um dia seremos colegas de profissão.

    BEIJOS
    Tâmara Alves

    ResponderExcluir
  5. Olá, desculpem a demora para responder, mas comecei a trabalhar aqui e nesse ultimo mes meu blog ficou meio de lado.
    Guto, não conheço curso aqui a nivel universitário não. Na verdade aqui na França a educação funciona um pouco diferente do que no Brasil.
    Tâmara, se Deus quiser um dia eu vou trabalhar na Espanha. Também me facina muito a culinária espanhola. Obrigada pelo elogio e com certeza se você precisar de qualquer coisa e eu puder ajudar, bem vinda ao metier.
    bjcasss

    ResponderExcluir
  6. olá meu nome eh Bárbara e estou pensando fazer gastronomia na França ( estou fazendo curso de francês). Gostaria de saber qual o valor pago para estudar em uma escola de gastronomia...
    E qual eh a melhor escola?!?!

    ResponderExcluir
  7. Querida xará,
    postei aqui no blog uma lista com algumas escolas de gastronomia na França. Veja o link abaixo:
    http://barbaraccamposbh.blogspot.com/2010/07/escolas-de-gastronomia-na-franca.html
    Acho que a melhor é a do Paul Bocuse.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. CIAO BARBARA,
    meu nome e Andreia, vivi alguns anos na europa e decidir voltar para o brasil e to afim de fazer o curso de gastronomia aqui em belo horizonte...nao tenho formacao superior e trabalhei muito tempo com restauraçao,gosto de cozinhar e adoro viajar acho que pode dar certo..enfim vou seguir o seu blog, vejo que tem mt paixao aqui pela gastronomia..
    un abraccio.
    ANDREIA

    ResponderExcluir
  9. Oi Andréia, ótimo que você irá seguir o blog. Bom, você me enviou um e-mail, então respondi tudo lá. Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Barbara, quanto ao seu comentario sobre a CORDON BLEU eu discordo, além do que é uma escola de tradição e reconhecida pelos melhores chefs e certificadoras do mundo, mas é cara mesmo acho quem fala mal é pq não tem money para investir e fica manhando, quanto ser mal vista em paris discordo novamente com vc.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernando, que ótimo que você discorde de mim. Gastronomia é uma área que não tem aquele caminho certinho a seguir, aqui eu deixei a minha impressão e você deixou a sua. Isso é ótimo!
    Mas não é porque eu tenha criticado a escola LE CORDON BLEU que eu não tenha dinheiro para estudar nela, nem que ela não seja uma boa opção para outras pessoas. Essa foi simplesmente a minha escolha e estou compartilhando ela com o resto do mundo.

    ResponderExcluir
  12. OI Barbára, meu nome é Adriana e estou me programando para fazer um curso de patisserie em Paris. Comecei com a Lenôtre e agora estou optando para estudar na Le Cordon Bleu, pois o curso é só de patisserie, além de ter um preço melhor! gostaria da saber o que acha e se tenho outras indicações. Além disso estou com dificuldades de encontrar um lugar para alugar, se souber e puder indicar, agradeço muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Drica, existem outras opções sim! Primeiro eu teria que saber algumas informações a seu respeito para te indicar outras opções: idade, nível de francês, escolaridade, seu projeto, disponibilidade financeira, quando você virá. Se achar melhor podemos conversar por e-mail. barbaraccampos@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. olaá barbara... Meu nome é Hector
    qro fazer o curso de gastronomia aki e ir pra faraça fazer uma especialização ou algo do tipo...e qria saber qnto custa esse curso ae e qnto tempo é? e se vc acha q seria bom eu ir pra frança mesma pra tentar algo a mais ai e voltar pro Brasil" Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem meu nome é sergio, sou amante da gastronomia francesa ,mas estou se opções no momento e gostaria de saber os passos para poder trabalhar nesta area aí na frança ,fazer estagios etc.... desde já obrigado espero respostas

    ResponderExcluir
  16. Olá Sérgio, no meu caso, eu já tinha experiência na área aqui e tenho o passaporte italiano, que me permite trabalhar lá legalmente. Muitos conhecidos conseguem visto de estudante e vão fazer curso e trabalhar ou então já tem um contato dentro de restaurantes aqui no Brasil que os leva para trabalhar em restaurantes lá. Não aconselho que você vá sem experiência e sem documentação. Você conseguirá trabalho, mas será explorado ao extremo!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  17. Ola Barbara , Meu nome é Nayara , e Tenhu 13 anos , mais desde já estou vendo cursos para adolecentes na area de chef e gastronomia , eu desde pequena gosto de Cozinhar , e aqui em Casa eu nen Deixo minha mãe pegar no fogão é só euu e minhas panelas rsrs'
    Mais eu gostaria de Saber Oque você acha de eu Fazer Faculdade na Anhebi Morumbi aqui no Brasil ,depois que eu terminar a ensino medio é claro rsr' e depois Fazer uma Pós Graduação na França , eu estava pesquisando e gostaria de Fazer na Le Cordon Bleu , oque você acha , Aguardo Resposta , beijoos ameei , ameei , ameei seu Blog Parabéns (:

    ResponderExcluir
  18. Ola Nayara,
    que legal saber qua voce nessa idade ja pega nas panelas. Aqui na França muitos começam a trabalhar em restaurante com 16 anos! Claro, como aprendizes enquanto fazem escola de cozinha. A Anhembi é uma otima escolha! Quanto a Le Cordon Bleu voce nao precisa se decidir agora. Mais tarde voce descobrira que é muito marketing. Na França existem outras escolas melhores.
    Boa empreitada!!!

    ResponderExcluir