“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

24 dezembro, 2009

Bacalhau


Sobre:
Bacalhau é um processo de salga e cura onde é retirada em média 50% da umidade do peixe, preservando suas proteínas, vitaminas e minerais. O Bacalhau é um peixe nobre (nome científico: Gadus Morhua também conhecido internacionalmente como Cod.) Hoje no mercado, qualquer peixe que passa por esse processo recebe o nome de bacalhau, como o Saithe, o Ling, o Zarbo e mais recentemente o Cod Gadus Macrocephalus. Os maiores produtores são: Noruega, Islândia, Portugal. Sendo a Noruega, o maior exportador do Brasil.

Alguns vídeos interessantes:
  • História:
  • Identificar qual bacalhau você está comprando:
A expressão Bacalhau do Porto
No passado, o bacalhau era salgado e seco em Aveiro – Portugal, que eram trazidos pelos Portugueses para o Brasil e estes foram os responsáveis em introduzir o bacalhau no hábito alimentar Brasileiro. Na época, o principal porto em Portugal era o da Cidade do Porto, daí o nome de Bacalhau do Porto. Hoje, em Aveiro a produção do bacalhau é pequena e destinada ao consumo interno, mas algumas empresas produzem e exportam o bacalhau do porto.

Já o Bacalhau Tipo Porto, que por influência dos Portugueses e devido ao surgimento de outros tipos de bacalhau, passou a ser identificado como o legítimo bacalhau "tipo porto". Atualmente, todo bacalhau Cod acima de 3 kg é identificado como Bacalhau tipo Porto, seja ele originário de Portugal, da Noruega ou da Islândia.
_____________________________

Eu particularmente não gosto de postar receitas no blog. Acho que a internet já está cheia delas, mas essa receita é um sucesso! Depois de ter dado, a pedidos, a alguns familiares e receber algumas encomendas neste Natal, resolvi compartilhar com todos essa maravilha!!!
A guarnição mais adequada é um arrozinho branco feito na hora.

Bacalhau ao Creme

Ingredientes:
900grs de bacalhau desfiado (não muito fino) e dessalgado - de preferência bacalhau do Porto
2 cebolas
Azeite, alho, pimenta do reino
1 pacote de batata palha
1 litro de leite
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de requeijão de copo
Queijo parmesão ralado
Maizena

Modo de Preparo:
Para dessalgar o bacalhau são 3 trocas de água de 3 em 3 horas.
Fritar 2 cebolas grandes picadas em boa quantidade de azeite. Junto fritar um dente de alho. Quando a cebola estiver dourada colocar a pimenta do reino e jogar o bacalhau dessalgado e bem escorrido. Deixar no fogo médio misturando de vez em quando (se der água não se preocupe). Provar para ver se está bom o tempero.
A parte, salgar o leite e deixar ferver. Colocar o requeijão e depois que estiver dissolvido colocar o queijo parmesão. Engrossar o creme com maisena dissolvida na água.
Quando o bacalhau estiver cozido, (escorrer o caldo que ficou no fundo), juntar um pacote de batata palha. Misturar.
Por último colocar o creme de queijo. Misturar bem. Colocar num pirex. Cobrir com um pouquinho de queijo parmesão ralado e levar ao forno rapidamente.

Segredo da chef:
Para que a pele do bacalhau se solte com maior facilidade, coloque na 1ª água para dessalgar uma colherzinha de café de fermento em pó, assim, a pele incha e sai muito fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário