“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

26 dezembro, 2012

2° Atelier de Cozinha Brasileira em Paris

De novo!!! 2° Atelier de Cozinha Brasileira em Paris
Devido ao sucesso do primeiro atelier de cozinha brasileira em março desse ano, fui convidada novamente pela Alter Brasilis para um segundo evento. Vale lembrar que na primeira vez estavamos na primevera, esse agora foi inicio de dezembro, estamos no inverno. A escolha do cardapio foi completamente desarmonizada, mas pensamos em mostrar pratos bem tipicos e com diferentes critérios.

Cardapio

Salpicão de frango (salada natalina)

Bobo de camarão e arroz branco (quente e de uma região diferente do primeiro atelier)

Canjica mineira (sobremesa do nosso "inverno" brasileiro)

Batida de coco

Bobo de camarão e arroz branco

BOBÓ DE CAMARÃO

Ingredientes:
1 kg de camarão limpo
½ de mandioca
1 vidro pequeno de leite de coco
Temperos: alho, sal, dendê, catchup, salsa, cebolinha, louro, pimenta

Modo de fazer:
1.    Cozinhar bem mandioca.
2.    Picar em pedacinhos bem pequenos e refogar no azeite. Colocar pouca água e deixar cozinhar até desmanchar quase todos os pedacinhos. 
3.  À parte, refogar o camarão no azeite e temperar com alho, sal, salsa, cebolinha, pimenta, louro e catchup até ficar bem rosado.
4.    Deixar cozinhar por apenas três minutos e misturar a mandioca. Deixar ferver e, então, colocar um vidro pequeno de leite de coco.
5. Ferver mais um pouco e, pouco antes de desligar, colocar o dendê (ou azeite) a gosto. Misturar e servir. 

3 comentários:

  1. Barbara, parabens ! ! ! ! Mas uai sô, e como faço para participar destes atelies ? Preciso saber cozinhar ou posso ir so para comer ? rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz, o atelier é voltado para os alunos da associação que ensina o português em Paris. Mas sempre temos gente de fora que vem assistir. Estamos pensando em fazer um terceiro agora no primeiro semestre de 2013, eu te aviso! Da um beijo na Pri e na fofura do Bê.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que bobó bonito! E deve estar delicioso!

    ResponderExcluir