“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

02 fevereiro, 2010

Origem da palavra gastronomia


A palavra gastronomia surgiu pela primeira vez no livro "Hedypatheia" (Tratado dos Prazeres) de Arkhestratus, um contemporâneo de Aristóteles. No livro, a palavra gastronomia significa uma junção de gaster (estômago) e nomos (regido por leis). Mas é um livro que ensina a preparar peixes.

Com o sentido que damos hoje, o inventor da palavra "gastronomie" foi Joseph Berchoux, um advogado francês. Em 1801, ele publicou o poema "Gastronomie ou l'homme des champs à table", contendo mais de mil versos com um "code de politesse gourmande".

Referência de pesquisa:
http://chefsimon.com/berchoux.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário