“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

22 fevereiro, 2010

Feijoada Brasileira

Ontem foi aniversário do papai. Apesar da casa estar de cabeça para baixo com a produção dos chocolates resolvemos convidar a minha família para uma feijoada tipicamente brasileira. O apartamento não comporta muita gente, mas o coração é grande! Quem nos conhece sabe que a família é enorme, só de primos de 1º grau são mais de 30. Fora os tios, filhos dos primos, primo do primo, por aí vai... Podem entender agora o porque de uma terça feira na hora do almoço. rsrs Confirmados: 17! Número bom para uma feijoada. Presentes: 20! Se eu não faço a mais hein!!!

Porque feijoada brasileira?

Prato típico da culinária brasileira, existem similares em todo o mundo, como por exemplo, o cassoulet, na França; a feijoada à trasmontana, em Portugal; a fabada asturiana, na Espanha; feijoada polonesa (Tsholen), na Polônia e, quem sabe, outros que eu desconheça.

Vejam como se faz uma boa feijoada brasileira!

Calculem por pessoa:
250grs de carne
80grs de feijão
60grs de arroz
1 folha de couve
1 laranja ou 1 abacaxi para cada 8 pessoas

Ingredientes:
pé e 1 orelha
3 rabinhos
3 paios
300grs carne de charque
900grs de costelinha salgada (melhor do que a defumada) pedir mais magra
500grs de linguiça defumada
200grs lombo defumado
50grs de bacon

Modo de preparo:

No dia anterior retirar o sal dos ingredientes salgados em água abundante, trocando pelo menos 6 vezes. Dê uma ferventada rápida na parte mais gorda (pé, rabinho mais gordo, costelinha mais gorda). Depois frite todas as carnes em gordura quente, para que no cozimento junto do feijão, a carne fique macia sem desmanchar.
Na noite anterior, cate o feijão, lave-o, e deixe de molho. Cozinhe o feijão na mesma água com alho, tomate e bacon tudo picadinho. Quando começar a ferver, coloque o rabo, pé, orelha e a carne de charque. Depois de 30 minutos, coloque o paio e a costelinha. Quando tudo estiver praticamente cozido, entrar com a linguiça e o lombo.

- Molho apimentado especial:
tudo picadinho: tomate, cebola, alho, cebolinha, salsinha, pimenta malagueta

- Farinha especial:
farinha de mandioca branca na manteiga, torrar um pouquinho. Foi um sucesso!!!


Drink da Celininha adaptado pelo papai, chamado de "suco" pelas tias que tomaram todas!!! brincadeirinha.... eu também tomei, estava uma delícia!

Essa é uma alternativa à nossa caipirinha! É bem refrescante, com frutas tropicais, cai super bem com a feijoada!

Ingredientes:
suco de 3 carambolas
suco de 3 fatias de abacaxi
suco de 3 laranjas
suco de 1 limão ou de 1/2 maracujá
1L e 1/2 de sprite
2 copos lagoinha de vodka

Bom... depois de uma confusão danada, correria total, todo mundo adorou! E realmente ficou uma delícia. De sobremesa eu servi um cheese cake gelado de morango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário