“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

15 fevereiro, 2010

Truta salmonada ao molho de alcaparra e maçã



Vejam nosso almoço de hoje! Meu pai tinha comprado essa truta salmonada. Abri a geladeira e a despensa e vejam no que se transformou.

Ingredientes:

1kg de truta salmonada
120grs de manteiga
100grs de alcaparras em conserva
1 maçã
Qb azeite, sal e pimenta do reino branca

Modo de preparo:

Limpe a truta se necessário. Numa assadeira coloque um fio de azeite. Tempere a truta dos dois lados com sal e pimenta do reino. Lambuse a truta dos dois lados nesse azeite e leve ao forno pré-aquecido temperatura média a baixa por 20 minutos.
Enquanto o peixe assa, lave a alcaparra numa peneira com água corrente e deixe de molho por alguns minutos na água. Derreta a manteiga numa panela pequena sem deixar queimar. Desligue e retire a espuma branca com uma colher ou escumadeira. Corte a maçã em fatias bem fininhas. Misture tudo. Quando o peixe estiver pronto, regue com o molho. Sirva com arroz e batata.

Dicas da chef:

- Truta salmonada possui a carne bem mais delicada em termos de sabor do que o salmão.
- Para vereficar o ponto de cocção do peixe, espete um metal na parte mais alta do peixe e cheque a temperatura na sua pele. Se estiver quente está pronto. A cocção do peixe é bem rápida, se passar pode deixar o peixe ressecado ou desmanchando. O ideal é que fique consistente mas cozido.
- É importante lavar a alcaparra. A conserva nada mais é do que vinagre e sal. Não queremos isso no nosso prato, certo?!
- Esse processo de retirar as impurezas da manteiga damos o nome de manteiga clarificada. É usada para elevar o ponto de queima da manteiga, mas aqui é apenas pelo sabor e estética do molho.
- Não demore a misturar a maçã no molho, caso contrário ela oxidará e apresentará uma coloração escura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário