“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Amyr Klink

Pesquisar este blog

29 julho, 2010

Escolas de gastronomia na França

Como algumas pessoas andaram me perguntando e como eu acho que muitos passaram ou estão passando pelo que eu passei: não falam francês e para começar a estudar a língua já tem que estar com o objetivo definido, vou colocar aqui uma lista de escolas francesas de gastronomia (me desculpem se ficou faltando alguma) e com uma descrição rápida. Atenção! Quando for escolher a escola, não leiam somente o site, muitos blogueiros hoje em dia contam suas experiências e formação. Acho até mais válido do que o site da escola. Ah... os valores aqui serão de 2010 ou 2011. Atençao! Cada escola exige requisitos diferentes para a entrada.
Curso de artes culinárias de 2 anos e meio a 3 anos e meio. O primeiro ano fica em 12.350 euros, o segundo e o terceiro em 10.250 euros cada.

Lições de cozinha e de enologia que variam de 150 a 350 euros.

Le Nôtre - Paris
Estágios de aperfeiçoamento de 35 horas = 5 dias varia de 1.600 a 1.900 euros
Master Class (profissional) duração de 6 meses, os 3 primeiros de aula e os 3 últimos de estágio fica em torno de 25.000 euros.

Workshops: 1 hora - 55 euros, 2 horas - 70 euros, 3 horas - 110 euros
Cesar Ritz Course: nível 1 (6.300 euros - 6 lições + 2 semanas de estágio), nível 2 (10.000 euros - 10 lições + 4 semanas de estágio), master of cuisine (1.600 euros - 5 meio dias + 1 semana de estágio)

Altos Estudos do Paladar - intensivo de 2 semanas, 4.500 euros
Mestrado em Alimentação e Cultura Alimentar (associado à Sorbonne) - 3.500 euros o ano
Diplomas de cozinha (23.000 euros) e de patisserie (17.000 euros), divididos em 3 certificados cada um. Fazendo os dois diplomas ganha-se o Le Grand Diplôme (38.000 euros). Cursos com tradução simultânea para o inglês.

Curso cozinha francesa ou de patisserie com tradução simultanea inglês - 15.000 euros - 1 ano

Bolsas de estudos na área de gastronomia:

Espero ter ajudado!
Bonne chance!

6 comentários:

  1. existe alguma possibilidade de alguem como eu que arranha no frances fazer ao menos um curso basico ou simples?

    ResponderExcluir
  2. Nessas escolas que citei não. A menos que você fale inglês. Qual o seu objetivo com o curso? é amador ou profissional?

    ResponderExcluir
  3. Barbara, comentaste em outro post que analisou e escolheu outra escola em vez de Le Cordon Bleu, e qual escolhestes então? Grata.

    ResponderExcluir
  4. Ola Paula,
    escolhi a Ferrandi. Veja no link:
    http://barbaraccamposbh.blogspot.fr/2012/03/ferrandi-lecole-de-gastronomie.html
    Barbara

    ResponderExcluir
  5. Olá Barbara,
    Entrei recentemente no ramo gastronômico e estou concluindo meus estudos, entretanto, gostaria de continuar meus estudos e escolhi a França. Meus interesses são na cozinha e não confeitaria, vi no post a cima que você recomenda a escola Ferrandi queria saber em relação a valores do curso para ser cozinheiro profissional e também se a partir do momento que estivermos cursando se existe a possibilidade de conseguir trabalho no ramo(ou em outro) para ajudar a custear o curso e minha estadia.
    Agradeço desde já pela ajuda e atenção.

    ResponderExcluir
  6. Ola Luiz, veja meu post recente:
    http://barbaraccamposbh.blogspot.fr/2012/08/para-quem-pensa-em-estudar-na-ferrandi.html

    ResponderExcluir